Sabor De Minas

Dicas | Recomendações | Comentários

Qual A Cor Da Lua?

Qual é a cor da Lua original?

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo.

Quais as cores que representam a Lua?

Em algumas regiões, as planícies lunares aparecem vermelhadas e em outras, azuis. O conhecido mar da Tranquilidade é ligeiramente azulado, enquanto a cratera Copérnico apresenta uma ligeira coloração púrpura. Essa diferentes cores são facilmente observadas ao saturarmos uma imagem lunar.

Qual é a cor do céu e da Lua?

2 de outubro, 2020 às 20:39 | Postado em Astronomia, Óptica Por que nas fotos da Lua sempre há um céu escuro, é sempre noite ou é por que onde pousaram não há luz solar? Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira – www.if.ufrgs.br/~lang/ A Lua, diferentemente da Terra, não possui atmosfera. Na Lua, como não existe atmosfera, o céu não é colorido pela luz do Sol e sempre se apresentará negro. As fotos lunares feitas nas diversas missões Apollo sempre ocorreram com o Sol no céu. A luz do Sol é evidenciada na iluminação das cenas fotografadas, nas sombras, mesmo que o céu seja negro. Vide mais sobre iluminação, sombras e céu nas fotos lunares em A ausência das estrelas nas fotos dos astronautas. Sombras não paralelas nas fotos das missões Apollo: seriam as fotos falsas? Tamanho da Terra em foto da NASA: prova de que a foto é falsa? A “FARSA DA LUA” E A ÓPTICA! “Docendo discimus.” (Sêneca) Número de visualizações: 6.001

Por que a Lua é azul?

A Lua muda de cor na Lua Azul? – A resposta curta é não, ou seja, nosso satélite natural se mantém com a cor acinzentada mesmo durante a Lua azul. A cor que a Lua parece ter em nossa perspectiva muda somente em algumas situações, como um eclipse lunar total.

  1. Durante o auge do fenômeno, a Lua recebe a luz solar que atravessou a atmosfera terrestre.
  2. As moléculas dos elementos na atmosfera filtram alguns comprimentos de onda da luz, fazendo com que o disco lunar pareça ter cores avermelhadas.
  3. Continua após a publicidade Os eclipses lunares ocorrem somente durante as fases lunares cheias, e a Lua azul é, de fato, um tipo de Lua cheia.

Isso significa que, embora seja raro, é possível que uma Lua azul fique com cor avermelhada. Entretanto, isso não quer dizer que é impossível a Lua parecer ter cor azulada em algum momento. Por exemplo, erupções vulcânicas e outros fenômenos podem liberar partículas na atmosfera, que dispersam a luz vermelha.

Tem Lua Azul?

Datas das próximas Luas azuis – A próxima Lua azul sazonal deve acontecer entre os dias 19 e 20 de agosto de 2024. Já as próximas Luas azuis calendárias estão previstas para as seguintes datas:

31 de maio de 2026; 31 de dezembro de 2028; 30 de setembro de 2031; 31 de julho de 2034.

Estima-se que, em 2037, e, ainda, em 2048, teremos a aparição de duas Luas azuis em um mesmo ano.

Qual a cor mais rara da Lua?

Por que a ‘Lua Azul’ é tão rara? – O fenômeno só acontece quando duas luas cheias acontecem dentro do mesmo mês, em que a segunda superlua leva esse nome, Para entender a raridade desse fenômeno é preciso conhecer a movimentação que a lua faz em volta da Terra, o que leva cerca de 27,3 dias segundo a NASA.

Dentro deste período as fases da lua vão mudando a cada 7 dias aproximadamente, sendo elas: nova, crescente, cheia e minguante. Sabe-se que os meses normalmente se alteram com 30 ou 31 dias durante o ano e vimos anteriormente que a movimentação da lua em volta da Terra leva menos tempo que um mês completo, ou seja, uma hora ou outra é natural que alguma fase da lua se repita dentro de um mesmo mês.

Agora que já entendemos a trajetória e a naturalidade do fenômeno, a pergunta que fica é se a lua realmente ficará azul, ou seja, se vai mudar da cor natural que é avistada da Terra diariamente. Para a tristeza de muitos, a resposta é não, a lua não muda de cor, o que acontece é que ela ficará mais brilhante do que as outras luas porque estará a uma distância menor aos nossos olhos.

  1. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta, visto que temos apenas uma lua para todo mundo, ou seja, o fenômeno é um só, o que muda são as condições do tempo que vão ditar quem verá a rara ‘Lua Azul’.
  2. A rara lua só leva esse nome por conta de uma expressão da língua inglesa “once in blue moon.” que indica ser algo muito raro,

Ou seja, ela leva esse nome por sua raridade e não por mudar de cor, o que é claro, não tira sua grandiosidade e espetáculo lunar. Aliás, para os que ficaram desapontados pela lua não mudar de cor, aqui vai uma boa notícia: há alguns séculos atrás, pessoas em várias partes do mundo viram a lua na cor azulada, mas isso só aconteceu devido a forte erupção de 1883 do grande vulcão Krakatoa na Indonésia, um dos maiores do mundo.

Porque a Lua fica dourada?

Apaixonados pelos astros que observaram a lua surgir logo após o pôr do sol, nesta sexta-feira (9), poderão ver seu pico às 4h59 (horário de Brasília) deste sábado (10), de acordo com a Nasa, Este evento lunar é chamado de lua da colheita porque está perto do equinócio de outono (no hemisfério norte), uma época em que os agricultores costumam colher suas plantações, disse a Nasa. Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp! Inscrever-se Quando a lua começa sua ascensão no céu pode parecer um tom alaranjado queimado. Isso ocorre porque há uma camada mais espessa da atmosfera da Terra ao longo do horizonte em comparação com diretamente acima de nossas cabeças, de acordo com o EarthSky.

  • Essa atmosfera atua como um filtro, transformando a lua na cor misteriosa quando ela emerge acima do horizonte.
  • A lua cheia também pode parecer maior no céu em comparação com outras luas cheias, mas seus olhos estão pregando uma peça em você.
  • Qualquer lua cheia parecerá maior ao longo do horizonte, então a localização da lua cheia perto do horizonte torna essa ilusão de ótica mais perceptível, disse EarthSky.

Em 2022, a lua cheia de setembro está mais próxima do equinócio de outono (no hemisfério norte), que cai em 22 de setembro, por isso é chamada de Lua da Colheita, de acordo com o Almanaque dos Agricultores (The Old Farmer’s Almanac). Porém, quando a lua cheia de outubro está mais próxima do equinócio, recebe o nome de Lua da Colheita, e a de setembro é chamada de Lua de Milho.

See also:  Kpss Lisans Ne Zaman AKlanacak?

O tempo de subida mais cedo da lua cheia acontece no Hemisfério Norte, perto do equinócio de outono, quando a órbita da lua está mais próxima do horizonte leste, disse o Almanaque dos Agricultores. A órbita da lua se move cerca de 12 graus para leste a cada dia, mas como a lua cheia de setembro está tão perto do horizonte, ela nasce mais cedo do que o normal, ainda de acordo com o almanaque.

O luar dura do amanhecer ao anoitecer por algumas noites seguidas, o que dá aos agricultores luz para continuar trabalhando à noite, disse a EarthSky. No Hemisfério Sul, esse efeito ocorre em torno do equinócio da primavera em março ou abril, de acordo com a EarthSky.

Como é a Lua colorida?

Mas você sabe o que é a Lua Colorida? Esse termo não significa que a Lua muda de coloração; ele é apenas uma referência aos diferentes tipos de poderes do astro durante seu próprio ciclo. O poder desse momento está conectado com a força da proteção e da renovação.

O que é uma Lua verde?

″Lua Verde″, um fenómeno que não é nada natural A natureza brinda-nos com os mais diversos fenómenos, mas a “Lua Verde” não é um deles. Foi inventado, partilhado nas redes sociais e tornou-se viral. © Twitter Pintada de verde, a lua ganha cor. E houve quem, como a própria cor obriga, ganhasse esperança de ver este fenómeno único.

  1. Acontece a cada 420 anos, e os planetas alinham-se de um modo que origina a mudança de cor da lua.
  2. Foi o fenómeno inventado por um utilizador no Facebook.
  3. Em que muitos acreditaram, e que se espalhou nas redes sociais por outros.
  4. Entretanto começou a, ansiosa, espera pelo dia 20, deste mês.
  5. Fechar Inicialmente projetado para dia 29 de maio a alteração da data não foi feita ao acaso.

O portal já avançou com uma justificação para a situação. Dia 20 é comemorado o dia do consumo de cannabis, também conhecida pelo código 420, 4:20 ou 4/20, e um utilizador achou que seria divertido fazer esta associação. Um fenómeno “alucinante” que levou muitos dos utilizadores das redes sociais ao mundo da lua.

Por que a Lua é vermelha?

O sol emite luzes de todas as cores, mas quando a Lua está próxima da Terra, apenas as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas da atmosfera terrestre para o nosso satélite natural, o que torna a Lua vermelha.

Por que a Lua é cinza?

Ela apenas reflete a luz do sol e devido sua constituição geológica reflete pouca luz. Porque ela é inteiramente feita de rochas, cuja cor é a que ele apresenta mesmo: cinza.

Que cor é a Lua Azul?

Coloração – Lua azul de vista de no Apesar do nome a lua azul ela não adquire a cor azul nesta ocasião. É possível que a lua exiba um brilho azulado devido a condições atmosféricas próprias mas a ocorrência delas não é previsível. Há relatos de que a lua foi vista em tons de azul no ano de quando ocorreu a do vulcão,

Quando vai ser a super lua?

Na próxima quarta-feira, dia 30 de agosto, vai acontecer a última superlua de 2023.

Qual é a lua mais comum?

Já a lua em sua fase crescente, mais comum, só pode ser vista durante as tardes porque ela só nasce na metade do dia, quando fica iluminada em cerca de 50% de sua superfície durante as mesmas 12 horas.

Porque a lua está enferrujando?

Por Daniele Cavalcante | Editado por Patricia Gnipper | 04 de Setembro de 2020 às 09h54 Qual A Cor Da Lua? Shuai Li/University of Hawaii Alguma coisa realmente estranha está acontecendo na Lua e deixando cientistas um tanto intrigados. É que foi detectada por lá a presença de hematita, uma forma oxidada de ferro que, ao menos aqui na Terra, precisa de ar e água líquida para se formar, coisas que não são encontradas na Lua com tanta facilidade.

Qual é a verdadeira cor da Lua? Como a Lua se formou?

É por causa da hematita que Marte é chamado de Planeta Vermelho. Em 2004, a NASA confirmou a grande presença desse mineral na superfície marciana, o que deu uma coloração marrom avermelhada à paisagem. Por isso, quando vemos o planeta no céu noturno, ele apresenta uma cor avermelhada.

  1. Mas a presença desse óxido de ferro na Lua é estranha, ainda mais considerando o fluxo de hidrogênio dos ventos solares que atingem o nosso satélite natural.
  2. O hidrogênio é um agente redutor que deveria ser o suficiente para impedir a oxidação de qualquer coisa que pudesse “enferrujar” na Lua, de acordo com os pesquisadores.

“É muito intrigante”, disse o cientista planetário Shuai Li, da Universidade do Havaí em Manoa. “A Lua é um ambiente terrível para a formação de hematita”. Continua após a publicidade A descoberta veio através dos dados coletados pela missão indiana Chandrayaan-1, que conta com o instrumento Moon Mineralogy Mapper (M3).

  1. Trata-se de um espectrômetro de imagem capaz de realizar uma análise altamente detalhada da composição mineral da superfície lunar.
  2. Foi com o M3 que Li e sua equipe conseguiu encontrar gelo ao redor dos polos lunares em 2018, por exemplo.
  3. Também foi enquanto analisava esses mesmos dados sobre as regiões polares que Li notou “algumas características e padrões espectrais” diferentes do esperado.

“Eu estava curioso para saber se é possível que haja reações de água e rocha na Lua. Após meses de investigação, descobri que estava vendo a assinatura da hematita”, conta Li. Outra curiosidade é que a hematita lunar está mais presente no lado próximo da Lua, ou seja, a face que está constantemente voltada para a Terra.

Mais hematita no lado lunar próximo sugere que ela pode estar relacionada à Terra”, disse Li. É que, talvez, o oxigênio da parte superior da atmosfera da Terra tenha sido soprado para a superfície lunar através do vento solar. Isso realmente pode acontecer, de acordo com as descobertas da missão japonesa Kaguya.

“Portanto, o oxigênio atmosférico da Terra pode ser o principal oxidante para a produção de hematita”, de acordo com Li. Continua após a publicidade Mas há outras possibilidades. Por exemplo, a forma como a hematita está distribuída na superfície lunar indica que ela pode estar relacionada com os vestígios de água descobertos anteriormente e associados a impactos.

Pode ser que o gelo pode ter se misturado com o regolito lunar e acabou derretendo durante impactos de asteroides. A nova água líquida poderia então ter colaborado com a formação da hematita. Outro fator que deve ser considerado é que durante a lua cheia nosso satélite está na cauda magnética da Terra, que fica do lado oposto do Sol.

See also:  Ilk Ara Tatil Ne Zaman?

Com isso, nosso campo magnético acaba protegendo a Lua, impedindo que mais de 99% do vento solar atinja nosso satélite natural. Assim, há um intervalo de tempo para que a hematita se forme sem a interferência do hidrogênio intrometido. Talvez a hematita seja resultado de uma combinação desses três fatores — ou não.

  1. Ainda há alguma hematita no lado afastado da Lua, e isso não pode ser explicado pelos ventos solares carregando nosso oxigênio.
  2. Mesmo o lado afastado é exposto aos raios solares, recebendo assim o hidrogênio, então é possível que haja algum outro agente não identificado que trabalha a favor da oxidação lunar.

Continua após a publicidade Curiosamente, a hematita, que teoricamente não deveria existir na Lua, pode nos contar muito sobre a evolução e até mesmo sobre a formação do nosso satélite natural, principalmente se pudermos coletar algumas amostras dessa formação para analisar os isótopos de oxigênio de diferentes idades.

Qual é o significado da Lua Rosa?

Lua Rosa: veja fotos da Lua Cheia de Páscoa Qual A Cor Da Lua? Créditos: Auridan Trindade/Reprodução A Lua Rosa é um fenômeno natural que ocorre quando a Lua Cheia coincide com o período em que as flores silvestres de uma espécie particular, chamada Phlox subulata, começam a florescer na América do Norte. No entanto, é importante ressaltar que a Lua não muda de cor nesse período, apesar do nome.

A designação “Lua Rosa” é, na verdade, uma tradição dos povos nativos americanos, que nomearam as Luas Cheias de acordo com eventos naturais sazonais. Em outras partes do mundo, essa Lua Cheia pode ser conhecida como “Lua do Milho” ou “Lua do Leite”, dependendo da cultura local. A Lua Rosa não ocorre em uma data específica, mas sim durante a primeira Lua Cheia da primavera no hemisfério norte, que normalmente acontece entre o final de março e o início de abril (outono no Brasil).

No entanto, é importante ressaltar que o nome “Lua Rosa” é uma tradição cultural e não está relacionado a nenhuma característica física ou astronômica da Lua.

Como é a lua de Sangue?

Lua de sangue: Veja fotos do último eclipse lunar do ano A madrugada desta terça-feira, 8, registrou o último deste ano. O fenômeno astronômico, que só foi visível em algumas partes do mundo, não se repetirá até 2025. Um eclipse da ocorre quando o satélite natural se alinha perfeitamente com o e a, Durante a totalidade de um eclipse lunar, a Lua adquire uma coloração profundamente avermelhada. Foto: Richard A. Brooks/AFP O evento foi visível na América do Norte, na América Central, no Equador e em partes da Ásia e da Oceania. No Brasil, somente os moradores do Acre puderam ver o fenômeno parcialmente. Lula é vista durante eclipse em parque de diversões de Tóquio. Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters Eclipses lunares ocorrem somente durante a fase de Lua cheia, por isso, são efemérides bastante visíveis a olho nu. Ao contrário dos eclipses solares, que exigem óculos especiais, para evitar lesões, e só podem ser vistos por breves minutos, um eclipse lunar total pode durar mais de uma hora e não exige proteção ocular. Lua contrasta com a iluminação de uma roda gigante em um parque de diversões de Tóquio, no Japão Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters Eclipses sempre instigaram os seres humanos. No passado, as pessoas tinham medo. Os incas, por exemplo, acreditavam que o fenômeno indicava que um jaguar estava atacando a Lua e ela ficava vermelha representando o sangue. Homem usa um smartphone para tirar uma foto da ‘lua de sangue’ através do telescópio Foto: JUNG YEON-JE / AFP Cientificamente, eles também são muito importantes. Ainda na Grécia antiga, Aristóteles percebeu que as sombras projetadas na Lua durante eclipses eram redondas. Isso foi um indicativo de que a Terra seria um esferoide. Lua e estátua vistas durante eclipse em El salvador. Foto: Jose Cabeza/Reuters : Lua de sangue: Veja fotos do último eclipse lunar do ano

Qual é o significado da lua amarela?

Lua em diferentes fases (minguante, crescente, nova, cheia.) – Todas as fases da lua estão representadas nos emojis. A lua nova (disco preenchido) sem iluminação e com algumas crateras pode ser usada para representar a noite, a astronomia e o espaço sideral. Já a lua crescente é expressa por meia lua amarela, curvando-se para a direita, e pode ser usada para dar boa noite, por exemplo. Qual A Cor Da Lua? Emojis de lua ganharam conotações sexuais no WhatsApp, mensageiro para celulares Android e iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Emojipedia A lua cheia, caracterizada por um círculo amarelo, pode igualmente representar a noite e o espaço sideral, mas também é muito utilizada durante o feriado de Halloween.

  1. Por último, a Lua Minguante, que tem uma metade iluminada e outra metade escura e com crateras, pode significar sentimentos misteriosos ou confusos, como “se sentir dividido”.
  2. Representando a fase minguante, a meia lua sorridente, assim como as outras fases com sorriso, significa a alegria do homem na lua.

O emoji pode ser utilizado para simbolizar a noite ou mesmo expressar boa noite em uma conversa. Mas usuários do WhatsApp utilizam este ícone para comunicar outra coisa: a meia lua sorridente virada para a direita significa “safadeza”, e a meia lua sorridente virada para a esquerda alude a comportamentos “santos” ou “acanhados”. Qual A Cor Da Lua? “Qual o significado dos emojis de lua?”: entenda o duplo sentido atribuído; — Foto: Reprodução/ Emojipedia O emoji de lua em eclipse possui três versões. A primeira, representada por metade iluminada e metade escura, segundo o Emojipedia, pode representar sentimentos “ocultos”, mas alguns internautas a utilizam para sinalizar sexo oral. Qual A Cor Da Lua? Emojis de lua em eclipse são usados para representar conteúdo sexual em mensagens no WhatsApp — Foto: Reprodução/Emojipedia Vale ressaltar que, ainda que tenham sido atribuídas novas interpretações, todas os emojis significam, de fato, o eclipse lunar em suas diferentes fases. Com informações de Emojipedia

Como ver a Lua Azul?

Lua Azul é azul? Entenda o fenômeno desta quarta-feira (30) e saiba onde observar Admiradores de fenômenos da natureza poderão visualizar, nesta quarta-feira (30), a Lua Azul, O evento, que ocorre quando há repetição de duas luas cheias em um único mês, poderá ser visto a olho nu, caso as condições meteorológicas estejam favoráveis,

“Isso ocorre porque o ciclo lunar é menor que o nosso calendário. Ele tem uma duração de 29,5 dias, enquanto que o intervalo entre os meses do ano tem, em média, 30 a 31 dias. Com isso, temos um acúmulo de luas. A cada 33 meses, temos a ocorrência de duas luas cheias num único mês”, afirmou Cleiton Batista, do Núcleo de Educação do Espaço Ciência,

A Lua Azul nascerá às 17h06 desta quarta (30) e vai se pôr às 5h56 do dia seguinte, A olho nu, será possível visualizar as áreas mais claras, onde se concentram as crateras lunares, e as áreas mais escuras, onde estão os oceanos lunares – áreas planas e desérticas.

See also:  Qual O Maior óRgãO Do Corpo Humano?

A primeira lua cheia de agosto ocorreu no último dia 1º. A desta quarta-feira (30), além de ser a segunda do mês, estará em perigeu, que é o ponto de maior proximidade da órbita lunar em relação à Terra. Ou seja, a lua estará mais próxima, quase 358 mil km do centro da Terra. Por ser a segunda lua cheia do mês e estar em perigeu, o fenômeno recebe o nome popular de Superlua Azul,

A próxima só ocorrerá em 31 de maio de 2026, mas em perigeu, ou seja, mais próxima da Terra, somente em 2037, A lua fica azul? Segundo Cleiton Batista, a lua não ficará azul, mas poderá ganhar tonalidades azuladas ou até esverdeadas, pouco antes do nascer do sol ou logo após o seu pôr, quando grandes quantidades de poeira ou partículas de fumaça estão concentradas na alta atmosfera, filtrando os comprimentos de onda mais longos de cores como o vermelho e amarelo.

“Há relatos, por dois anos seguidos, de pessoas ao redor do mundo terem observado o pôr do sol com cores estranhas e uma lua azulada, após a erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, em 1883. Outros vulcões menos potentes também tornaram a lua azul: em 1983, após a erupção do vulcão El Chichón, no México, e há relatos de luas azuis causadas pelo Monte Santa Helena, em 1980, e pelo Monte Pinatubo, em 1991”, afirmou o especialista.

Onde visualizar a Lua Azul? Quem desejar visualizar e conhecer mais sobre a Lua Azul poderá ir até o Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. No local, serão disponibilizados quatro telescópios, das 16h às 21h, para a contemplação do fenômeno pelo público visitante.

  • Além das observações, também ocorrerão projeções sobre a temática.
  • Monitores estarão orientando e auxiliando as atividades no local.
  • Quem tiver equipamentos de observação, também poderão levá-los.
  • Instrutores poderão tirar dúvidas sobre montagem, manuseio ou manutenção.
  • Na ocasião, o Observatório Astronômico do Alto da Sé também estará aceitando doações de equipamentos astronômicos em desuso, a exemplo de binóculos, lunetas e telescópios.

Saturno visível Durante a observação da Lua Azul, Saturno, segundo maior planeta do sistema solar, estará visualmente bem próximo do satélite, cerca de 2 graus de distância, podendo ser visto a olho nu ou com telescópios. Para encontrá-lo, basta olhar na direção leste, onde o sol nasce, após às 18h.

Serviço: Local: Observatório Astronômico do Alto da Sé, Olinda.

Evento de observação da Lua Azul Dia: 30 de agosto Horário: 16h às 21h : Lua Azul é azul? Entenda o fenômeno desta quarta-feira (30) e saiba onde observar

Qual é o dia da Lua rosa?

A “Lua Pascal” vai parecer maior e mais brilhante nas próximas três noites, quando estará em fase cheia – Superlua: fenômeno “superlua rosa” não está relacionado ao tom do satélite (WIktor Szymanowicz/NurPhoto via Getty Images/Getty Images) Qual A Cor Da Lua? Da Redação Publicado em 5 de abril de 2023, 10h23. Última atualização em 5 de abril de 2023, 10h29. Na madrugada desta quinta-feira, 6, uma lua cheia conhecida como ” Superlua Rosa ” poderá ser vista em todo o Brasil. As informações são da Nasa, agência espacial norte-americana.

Qual o significado dessa 🌝?

🌖 Lua minguante gibosa É o emoji que simboliza a lua na fase chamada de gibosa, em que a lua está no momento de transição entre a cheia a minguante.

Por que a Lua é colorida?

Mas você sabe o que é a Lua Colorida? Esse termo não significa que a Lua muda de coloração; ele é apenas uma referência aos diferentes tipos de poderes do astro durante seu próprio ciclo. O poder desse momento está conectado com a força da proteção e da renovação.

Por que a Lua é vermelha?

O sol emite luzes de todas as cores, mas quando a Lua está próxima da Terra, apenas as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas da atmosfera terrestre para o nosso satélite natural, o que torna a Lua vermelha.

Porque a Lua fica cinza?

É cinza. É a mesma parede branca de antes, mas com bem menos luz do que as áreas claras ao redor. A luz cinza, iluminada, continua cinza, mas parece branca devido ao negrume ao redor e ao fato de que teus olhos de noite estão com as pupilas dilatadas e absorvendo mais luz.

Como a Lua fica colorida?

Essa pergunta pode ser dividida em duas. Os motivos de a Lua estar ‘colorida’ ou branca no céu e de parecer ser maior ou menor são diferentes. Mas, realmente, a Lua, logo após nascer ou um pouco antes de se pôr, aparece no céu grande e avermelhada e quando está mais alta, menor e esbranquiçada.

  • Vamos responder primeiro o porquê de ela ter uma coloração avermelhada.
  • Quando observamos um astro no horizonte – não apenas a Lua –, a luz que nos chega dele atravessa uma massa de ar da atmosfera bem maior do que quando ele está alto no céu, sendo, por isso, mais absorvida.
  • Essa absorção é menos intensa para a cor vermelha, deixando a Lua ou qualquer outro astro com essa coloração.

Esse efeito é acentuado pela poluição, pois mais partículas de poeira e gás estão no ar, aumentando a absorção. Conforme a Lua se eleva, a absorção é menor, e, com isso, a vemos mais branca. Agora vamos para a segunda parte desta pergunta. A idéia de que a Lua é maior quando está próxima do horizonte é bastante antiga.

  • Chineses e gregos já mencionavam esse fato mais de três séculos antes de Cristo.
  • E não é só a Lua: qualquer objeto extenso no céu e perto do horizonte, como uma constelação, também parece maior.
  • Apesar de muitos perceberem esse efeito, a Lua não fica maior no horizonte! O que acontece é uma ilusão de óptica! Qualquer um pode comprovar isso fotografando a Lua quando ela está no horizonte e quando ela está alta, e comparando os tamanhos.

Na verdade, no horizonte ela fica menor, pois está mais afastada, porém nada que conseguíssemos perceber a olho nu. O que é mais incrível é que, no meio científico, ainda não há um consenso sobre o que causa essa ilusão. Uma explicação bem aceita fala da questão da referência.

  • Ao observarmos a Lua no horizonte, geralmente a comparamos com objetos familiares, como casas, árvores e montanhas, o que dá a impressão de ela ser maior do que quando a observamos bem alta e sozinha no céu.
  • O problema dessa explicação é que a ilusão permanece mesmo quando vemos a Lua no horizonte sem nenhuma referência, como no oceano, o que prova que ela não está completa.

Outras hipóteses consideram a ilusão uma questão fisiológica e tentam explicar por que nosso cérebro se comporta desse jeito. Quais os motivos dessa percepção enganosa? O mistério persistirá até compreendermos melhor como o nosso cérebro funciona e como se desenvolve a nossa percepção óptica.