Sabor De Minas

Dicas | Recomendações | Comentários

Qual O Nome Do Dinossauro Criado Por MaurCio De Sousa?

Qual dinossauro criado por Maurício Sousa?

Horácio é uma personagem de HQ criado por Mauricio de Sousa. É um dinossauro, filhote de Tiranossauro Rex. O personagem estreou na tira diária do Piteco publicadas no jornal Diário de São Paulo e depois ganhou pranchas dominicais publicadas na Folha de S.

Qual é o nome do dinossauro da Turma da Mônica?

Estego – O Estego é um dinossauro azul da espécie estegossauro, que aparece nas histórias do Horácio e sua turma. Ele é um ótimo amigo e muito sonhador! Além disso, esse dinossauro é diferente dos outros porque é vegetariano.

É um dinossauro gentil?

Braquiossauro. O Braquiossauro é um dinossauro muito gentil e amigável.

Qual a espécie do Horácio?

Curiosidades sobre o Horácio, de Turma da Mônica Conheça um pouco mais sobre o pequeno tiranossauro rex Um dos personagens mais duradouros do universo de é o Horácio, o querido filhote de, O pequeno dinossauro sempre esteve em busca de sua mãe ao longo das tirinhas em que aparece e surgiu, primeiramente, como um personagem secundário nas histórias do homem das cavernas Piteco, que eram publicadas no Diário de São Paulo, ganhando em 1963 suas próprias aventuras publicadas pela Folhinha de São Paulo.

  • Em uma entrevista à Folhinha de São Paulo, em 2021, respondeu algumas perguntas sobre o personagem, matando um pouco nossa curiosidade sobre quem seria o Horácio.
  • O próprio ilustrador é muito apegado ao personagem, uma vez que por muitos anos, ele criou e desenhou as histórias do dinossauro sozinho, pois não tinha coragem de passar para o resto da equipe.

Ele comentou sobre se identificar com o filhote: O Horácio é meio que meu alter ego e tem uma filosofia de vida muito próxima à minha. Falar através de um animal nos dá mais liberdade. Pode sugerir melhores comportamentos, por incrível que pareça.” Por não conhecer a mãe, sendo esse um dos grandes mistérios das tirinhas, Maurício ressaltou que o pequeno dinossauro não sabe se tem irmão e que nunca foi levantado na trama quem seria o pai.

Além disso, Horácio sempre recebe a atenção de Simone e Lucinda, duas dinossaurinhas com um interesse amoroso nele. Segundo o seu criador, se ele fosse humano, teria por volta de nove anos e por enquanto não há planos e nem ideias para se fazer uma série de revistinhas com o Horácio mais velho — mas nada é impossível.

Ele, que é um filhote de tiranossauro rex vegetariano, ama comer alface e o cartunista garantiu que ele não confundiu seu dedo verde com uma folha do vegetal, já que tem bons olhos. Seus outros modos de passar o tempo, além de comer e fugir da Lucinda, é conversar com todos que encontra e de observar o pôr-do-sol no topo de uma montanha.

Entre os gostos de Horácio, Mauricio comenta que a possível música favorita dele seja algo como “Bolero” de Ravel e que ele torce para o Coração Futebol Clube. O dinossaurinho gosta muito de ajudar a todos, sendo algo da natureza dele. O criador da Turma da Mônica ainda comentou o que Horácio tem de diferente para os demais personagens do universo: Ele tem um jeitinho de guru, sempre com algo a ensinar sobre a preservação de nosso planeta.

É um dinossauro mostrando que às vezes há involução no modo como tratamos nossa casa, a Terra.” também respondeu o porquê escolheu um dinossauro que não voa: A ideia de um tiranossauro, sempre mostrado como voraz e carniceiro, em contraste com um que só come vegetais e é bonzinho, foi uma forma de descaracterizar o medo.

  1. Ao redor dele criei outros dinossauros, inclusive que voam, para mostrar a diversidade que representavam.” O cartunista ainda respondeu se o personagem tem medo de meteoro, e essa foi a resposta: Em alguma historinha até usei isso, mas ele é muito corajoso e não se entrega ao medo.
  2. Enfrentaria qualquer meteoro com certeza.

Até o que dizem que causou o desaparecimento dos dinossauros.” A última aventura da turminha já está disponível em oito episódios no Globoplay. Em “Turma da Mônica – A Série”, acompanhamos uma grande investigação comandada por Denise ( Becca Guerra ) para descobrir que sabotou a festa da Carminha Frufu ( Luiza Gattai ).

Que criou Turma da Mônica?

Mauricio de Sousa nasceu em 27 de outubro de 1935, em Santa Isabel (SP). O desenhista e empresário é famoso pela criação da Turma da Mônica e outros personagens. É membro da Academia Paulista de Letras, onde ocupa a cadeira nº 24.

Que bicho é o Horácio da Turma da Mônica?

Horácio nasceu para passar mensagens de amor e paz, diz Mauricio de Sousa Sabe o Mauricio de Sousa, 85, o pai da Turma da Mônica? A Folhinha conversou com ele para saber mais sobre o Horácio, aquele jurássico dinossaurinho verde, filhote de tiranossauro rex.

  • Nos livros, Mauricio reúne pela primeira vez todas as histórias escritas e desenhadas por ele e publicadas em jornais ao longo de mais de três décadas, desde 1963.
  • O primeiro volume da coleção que traz mais de mil histórias será lançado no dia 31 de agosto; o segundo, dia 5 de novembro; e os volumes 3 e 4 chegam às lojas em março e junho de 2022.
  • Como o senhor mantém vivo um filhote de tiranossauro rex, vegetariano e comedor de alface?
  • Magias que os quadrinhos nos proporcionam.
  • O Horácio já mordeu o próprio dedo, já que eles são verdes como a alface?

(Risos) Não, ele ainda não precisa usar óculos. Dinossauros têm bons olhos. Por que o Horácio não vai para a escola? Naquela época a escola era a vida. Andar pelo mundo conhecendo novos amigos e até inimigos era a escola natural de todos. Por que o senhor escolheu um dinossauro que não voa para ser o Horácio? A ideia de um tiranossauro, sempre mostrado como voraz e carniceiro, em contraste com um que só come vegetais e é bonzinho, foi uma forma de descaracterizar o medo. Qual O Nome Do Dinossauro Criado Por MaurCio De Sousa Mauricio de Souza autografa mil exemplares do novo livro, esgotados em apenas quatro minutos na pré-venda – Divulgação Quantos anos o Horácio tem? Ele é uma criança. Se fosse humano teria uns nove aninhos. O Horácio vai crescer como o pessoal da Turma da Mônica? Por enquanto não vejo assim.

  1. Quem é o pai do Horácio?
  2. Essa questão nunca apareceu nas historinhas.
  3. O Horácio tem irmão ou irmã?
  4. Como ele não encontrou a mãe até agora, ele não sabe se tem irmão ou irmã.
  5. Qual o seu dinossauro favorito?

Gosto de todos. Mas claro que o tiranossauro é o de personalidade mais forte entre eles. Por que o Horácio gosta de ajudar todo mundo? É da natureza dele. Algo que tem muito nas historinhas dele é a empatia. Acho lindo quando alguém se preocupa e se coloca no lugar do outro.

Por que as dinossaurinhas Simone e Lucinda querem namorar o Horácio? Um romance sempre dá boas historinhas. Embora crianças, os personagens têm alguém para poder conversar. É mais uma amizade com alguém especial. E elas sabem que o Horácio é um bom partido! (risos) Que música o Horácio mais gosta? Não sei.

Nunca pensei nisso, mas poderia ser algo como o “Bolero” de Ravel. Para qual time de futebol o Horácio torce? Bem, ele é verde. Mas eu diria que torce para o Coração Futebol Clube. Além de passar o tempo procurando sua mãe, comendo alfacinhas e fugindo da Lucinda, o Horácio tem algum hobby? Ele adora conversar com todos com quem se encontra. Qual O Nome Do Dinossauro Criado Por MaurCio De Sousa ‘Horácio Completo’ tem tirinhas desde 1963 – Divulgação Como o senhor tem enfrentado o período da pandemia? Trabalhando mais ainda! Isso porque agora as reuniões são mais fáceis de se realizarem. Nosso estúdio se adaptou bem a esse momento. Eu fiquei isolado com minha esposa e isso foi bom para nossa vida conjugal.

  • Como o senhor se sente anunciando o lançamento desta coleção que começou aqui na Folhinha? Sinto como se fosse um recomeço.
  • Afinal, muitos dos nossos leitores não leram ou não se lembram de muitas das histórias do Horácio.
  • Entre as mais de mil histórias do Horácio da coleção “Horácio Completo”, algumas são inéditas.
See also:  Milli Ma Ne Zaman?

Por qual razão nunca foram publicadas? Às vezes, no fechamento do jornal, subia (entrava) um anúncio de última hora e algumas páginas eram descartadas. Guardei essas páginas e agora eu as acrescento a esta coleção. Também acabei perdendo alguns originais na manipulação de gráfica, eles foram redesenhados, então é uma coleção completa mesmo.

  1. O que o leva a ser fã incondicional do Horácio? O Horácio é meio que meu alter ego e tem uma filosofia de vida muito próxima à minha.
  2. Falar através de um animal nos dá mais liberdade.
  3. Pode sugerir melhores comportamentos, por incrível que pareça.
  4. É verdade que durante muitos anos só o senhor criava as histórias do Horácio? Atualmente quem as cria? Sempre criei e desenhei as histórias do Horácio.

É o único personagem que não consegui repassar para a minha equipe. Talvez porque eu tenha nele a minha voz interior.

  • Qual publicação do Horácio mais lhe marcou e por quê?
  • Tem várias, mas as historinhas em que ele procura sua mãe são mais tocantes.
  • O que o Horácio tem que nenhum outro de seus personagens tem?

Ele tem um jeitinho de guru, sempre com algo a ensinar sobre a preservação de nosso planeta. É um dinossauro mostrando que às vezes há involução no modo como tratamos nossa casa, a Terra. Qual a dica para criar um personagem com uma vida tão longa como a do Horácio? Não há uma receita.

Só posso dizer que ele nasceu bem de dentro de mim como escritor, querendo passar mensagens de paz e amor que aprendi com meus pais. De algum modo esse comportamento encanta os leitores. Filhos aprendem com os pais e pais, com os filhos. Qual a maior lição que o senhor aprendeu com o Horácio? Que eu conseguia criar historinhas por instinto.

O fechamento da Folhinha era no meio da semana e eu sempre deixava para desenhar a historinha com o Horácio no último momento. Começava a desenhar e não sabia como terminaria. Eu sempre entregava no último horário. Então, aprendi com ele que eu tinha historinhas dentro de mim que brotavam quando eu sentava e tinha caneta e papel à minha frente.

Qual é o nome do dinossauro mais famoso?

O Tyrannosaurus rex era um predador feroz ou um fracote? O Tyrannosaurus rex é o dinossauro mais famoso do mundo, amado pelos paleontólogos e pelo público (especialmente as crianças). O estilo de vida que ele seguia é um dos tópicos mais apaixonadamente discutidos na área da pesquisa de dinossauros.

O T. rex foi o maior predador de seu ecossistema, pois era dotado de uma mordida poderosa – e que talvez fosse venenosa. Mas já foi sugerido que ele não passava de um necrófago (isto é, comedor da carne de animais mortos), e seria não um predador ativo, mas o equivalente sáurio de um urubu. O objetivo deste artigo é examinar o comportamento e o estilo de vida desses incríveis animais para dar ao leitor pistas sobre se o T.

rex era ou não um predador. O Tyrannosaurus rex é o mais famoso e o mais querido dinossauro do planeta. O gênero Tyrannosaurus contém apenas uma espécie, a T. rex. Esse nome significa, muito apropriadamente, “rei lagarto tirano”. O primeiro esqueleto de um T.

  • Rex foi desenterrado por Barnum Brown em 1900, sendo descrito e nomeado por Henry Fairfield Osborn cinco anos mais tarde, O T.
  • Rex foi o maior predador da América do Norte no Cretáceo superior, o último período em que viveram os dinossauros (não incluídas as aves), entre 68 e 66 milhões de anos atrás.

Muito do que sabemos do T. rex vem do meio-oeste americano. Ele era um terópode (o grupo dos dinossauros predominantemente carnívoros) que chegava a 12 m de comprimento e talvez pesasse até 8 t, ou seja, muito mais do que o elefante africano!

Qual é o nome do dinossauro mais bravo?

voltar Curiosidades Qual foi o dinossauro mais perigoso? Haviam muitos dinossauros perigosos, mas esse era o que levava mais perigo. Acredita-se que o Alossauro foi o carnívoro mais perigoso dos dinossauros, Ele é considerado o maior predador do período Jurássico, medindo até 5 metros de altura e 12 de comprimento. Acredita-se que o Alossauro era tão inteligente quanto um avestruz. Em atendimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente, Crianças de até 12 anos e, adolescentes, menores de 18 anos de idade devem estar sob supervisão dos pais ou responsável. Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação, analisar o desempenho do site e ajudar nos nossos esforços de marketing. Configuração de preferências de privacidade Sua Privacidade Quando você acessa um website, o mesmo pode recolher ou armazenar informação no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Esta informação pode ser sobre si, as suas preferências ou o seu dispositivo, sendo utilizada principalmente para garantir o funcionamento e desempenho adequado do website.

Esta informação, geralmente não identifica diretamente a sua pessoa, mas pode proporcionar uma experiência mais personalizada. Respeitamos o seu direito à privacidade, por isso, disponibilizamos estas configurações para que você escolha cookies que deseja autorizar. Clique nas de categorias abaixo para saber mais e alterar assuas preferências.

No entanto, é importante considerar que o bloqueio de determinados tipos de cookies poderá afetar a sua experiência no website e nos serviços oferecidos. Confira a nossa Política de Proteção de Dados completa. Sempre ativos Cookies estritamente necessários Estes cookies são necessários para que o website funcione, por isso não podem ser desativados.

  • Normalmente, eles só são atribuídos em resposta a ações suas de solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários.
  • Você pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão.
See also:  Qual Pomada Passar Na Tatuagem?

Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável. Cookies de desempenho Os cookies de desempenho possibilitam a análise de desempenho do site, através de contagem de visitas e fontes de tráfego. Podemos avaliar quais foram as páginas mais e menos visitadas e como os usuários navegam pelo website.

Toda a informação que estes cookies recolhem são agregadas e, portanto, anônimas. Se você optar por desativar estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso website e não poderemos monitorar o seu desempenho. Cookies de funcionalidades Estes cookies permitem que ofereçamos funcionalidades e personalização melhoradas, tais como plugins de exibição de conteúdos dos blogs, de redes sociais e de opções de compartilhamento de páginas.

Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Se você optar por não consentir esta autorização, algumas funcionalidades do site deixarão de funcionar ou não funcionarão corretamente. Cookies de publicidade Estes cookies podem ser ativados pelos nossos websites ou pelos nossos parceiros de publicidade.

Qual é o nome do dinossauro azul?

Boss, o Dinossauro Azul.

Qual o nome do dinossauro criado por Horácio?

Horácio
Informações de Fundo
Informações do Personagem
Outros Títulos Super-Horácio
Aparência e Personalidade Filhote de tiranossauro, corpo verde com bolinhas vermelhas e detalhes amarelos espalhados pela barriga e pálpebras. Gentil, amigo e preocupado em auxiliar o próximo.
Afiliações Turma do Horácio
Moradia Aldeia de Lem
Amigos Tecodonte, Lucinda, Mamute Antão, Alfredo, Simone

/td>

Imagens | Aparições

/td>

Horácio é um bondoso filhotinho de tiranossauro rex, protagonista da Turma do Horácio (em publicações para países de lingua inglesa foi adaptado para Horacio’s World, que significaria O Mundo de Horácio em português). O fofo dinozinho nunca foi um sábio erudito desde pequeno não, estava mais para um aprendedor introspectivo, sempre buscando uma auto-reflexão de sua vida, o Horácio nunca foi de jogar papo fora, sempre soube seu caminho e as conversas que tiraria com cada um que passasse por ele na jornada pela busca de sua mãe, de quem se perdeu quando ainda era um ovo, nesta jornada conheceu novos amigos, entre eles Tecodonte, Alfredo e o Mamute Antão,

  • Durante quase 30 anos suas histórias foram escritas e desenhadas exclusivamente pelo próprio Mauricio de Sousa, para a Folha de São Paulo com redistribuição para diversos outros jornais.
  • Suas historinhas se diferenciam por terem um olhar mais “filosófico” e “dramático”, ao contrário das outras revistas de personagens da Turma da Mônica, geralmente cômicas.

Apareceu originalmente nas tiras publicadas do Diário de São Paulo, do personagem Piteco, Depois ganhou espaço próprio em páginas dominicais na Folhinha de São Paulo, suplemento infantil lançado em 1963. Horácio é órfão, ao sair do ovo, sua primeira visão foi uma lua brilhante e o nada em sua volta, por isso mesmo, permanece solitário na escuridão da noite apreciando o que ele um dia considerou sua “mãe”, apesar de ter alguns fiéis amigos que ficam do seu lado quando reflete sobre a sua solidão.

Quando o Horácio foi criado?

Veja a primeira história do Horácio, que foi publicada na ‘Folhinha’ Horácio, um dinossaurinho verde e de braços curtos, ganhou suas primeiras histórias nas páginas da “Folhinha”. Logo na primeira edição do caderno, publicada em 8 de setembro de 1963, Horácio saía do ovo e se aventurava pelo mundo dos dinossauros.

O Horácio é um caso engraçado porque as crianças não gostavam muito dele. Elas não entendiam a história. Só anos depois, já adultos, que elas passavam a compreender e a virar fãs”, conta Mauricio de Sousa, “pai” do personagem. Nos quase 25 anos que foi publicado nas páginas do caderno, Horácio conquistou diversos fãs.

É o caso de Maura Guedes, 72, que acompanhou as histórias do dinossauro desde o primeiro número da “Folhinha”.

Veja abaixo o depoimento de Maura e a primeira história do Horácio, publicada há quase 50 anos. * Sou leitora assídua da “Folhinha” praticamente desde o seu primeiro número. Durante muitos anos, levei a “Folhinha” para que meus alunos tivessem a oportunidade de conhecer outros materiais de leitura, além do livro didático.

Realizei, em classe com as crianças, muitos jogos, brincadeiras e brinquedos sugeridos pelo caderno. Eles adoravam! Aos poucos, ficavam amigos íntimos de Mônica, Cascão e também do meu adorável Horácio. Lembro que eu recortava e guardava algumas tiras do Horácio, pois elas eram verdadeiras lições de vida.

Reprodução
Primeira história do Horácio, na “Folhinha”

Fale com a Redação – Problemas no aplicativo? – : Veja a primeira história do Horácio, que foi publicada na ‘Folhinha’

Qual é o nome do Elefante da Turma da Mônica?

Falando nisso, você se lembra do famoso elefante verde das histórias da turma da Mônica? Ele se chama Jotalhão. Criado em 1962 por Mauricio de Sousa para ser símbolo do ‘J’ do ‘Jornal do Brasil’ (daí o nome ‘Jotalhão’), o famoso elefante verde acabou não saindo naquele jornal.

Quantos anos a Mônica tem em 2023?

Uma das personagens mais amadas do Brasil completa 60 anos em 2023 e para comemorar o sucesso de crítica Circo Turma da Mônica volta aos palcos com o espetáculo Mônica 60.

Qual é a idade da Mônica?

Personagem e caracterização – Mônica é uma menina de sete anos que vive no Bairro do Limoeiro, local fictício que serve de cenário para a maioria das histórias que protagoniza. Ela vive com sua mãe Luísa Fernandes, uma dona de casa, e seu pai Sousa, que trabalha em uma companhia de negócios e tem sua aparência baseada no Mauricio de Sousa real.

Quando foi criada, Mônica era irmã do personagem Zé Luis, mas na continuidade atual aboliu-se tal parentesco. Ela também tem um cachorro de estimação chamado Monicão, que divide diversas características físicas e comportamentais com sua dona, exceto pelo seu comportamento energético canino maluco. Monicão foi um presente de seus amigos Cebolinha e Cascão, numa tentativa frustrada de zombar da menina.

De gênio forte, Mônica não tem paciência para os apelidos que recebe das outras crianças por causa de sua aparência física e costuma responder a tais ações com sua extrema força bruta, muito superior à de uma menina de sua idade e até mesmo à de um ser humano comum (conseguindo levantar desde uma leve pena até uma pesadíssima casa).

  • A personagem aplica tais “correções” em seus colegas com suas próprias mãos ou através de Sansão, um coelho azul de pelúcia que é muito querido por sua dona, mas algumas vezes ela aplica correções com palavras, lições de moral, ameaças e avisos.
  • O coelho é frequentemente roubado pelos meninos do bairro, que dão nós em suas orelhas para irritar a “dona da rua”, título que ostenta e que é almejado por Cebolinha.

Mônica sempre se preocupa com seu coelho de pelúcia, e toda vez que não o encontra, ela pensa que seu bicho de pelúcia foi pego por um menino do bairro (seja o Cebolinha, o Cascão, o Xaveco, etc) e muitas vezes, perde a cabeça ordenando quem pegou a dizer onde está seu brinquedo.

Apesar das provocações constantes que enfrenta, ela tem laços de amizade com a maioria das crianças do bairro, em especial com Magali, uma das poucas que não sofrem com o temperamento de Mônica. Normalmente geniosa, por vezes, demonstra um comportamento mais dócil e feminino, e frequentemente se apaixona pelos meninos mais bonitos do bairro.

Ela se mostra mais controlada e romântica quando adolescente em Turma da Mônica Jovem, mas em alguns momentos ainda deixa seu lado violento aflorar. Ela também nutre uma paixão correspondida por Cebola, com quem tanto brigava na infância.

Quanto custa um gibi da Turma da Mônica?

Você pode ler gibis da Turma da Mônica gratuitamente através do aplicativo Banca da Mônica – UNIVERSO HQ. O preço médio de gibi turma da monica depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar gibi turma da monica por valores entre R$ 48,46 e R$ 351,50.

Por que que a Mônica é tão forte?

Motivo da Força Mônica é a dona do Hercoelho, um coelho super-forte que batalhou contra o malvado Lepus e venceu.

O que a Mônica mais gosta de comer?

Magali – A Magali é a personagem mais comilona e bem humorada do Bairro do Limoeiro. Com seu vestido amarelo, vive com fome e acompanha a Mônica nas aventuras, sempre defendendo a amiga de Cebolinha e Cascão. Sua comida preferida no mundo é melancia! Ela também adora brincar com seu gatinho Mingau. Qual O Nome Do Dinossauro Criado Por MaurCio De Sousa

Quem é o dono do cachorro Bidu da Turma da Mônica?

Biografia – Bidu é o do e astro de histórias em quadrinhos. Originalmente é um cachorro comum, que não sabe falar e anda sobre quatro patas. Não gosta de banho e vive correndo atrás das rodas. Tem muitos amigos em seu núcleo como Duque, Zé Esquecido, Dona Pedra, Zé Gordão, Fifi, Dálmata e até mesmo os outros mascotes da turma.

  • Tem uma grande rivalidade com os gatos, as vezes contracenando com Mingau para apostar qual a melhor espécie.
  • Porém, além desse núcleo, em certas histórias Bidu entra em um outro universo, um, repleto de, onde é um astro das histórias em quadrinhos (com direito ao assistente ), dialogando com outros cães até objetos como pedras, e um caricato penetra-calouro-imitador, Bugu que luta por um espaço no mundo das histórias em quadrinhos.

Quando é astro das histórias em quadrinhos, inicialmente era bem arrogante e mal-humorado, sempre gritando com os contrarregras, especialmente o Manfredo. Mas continua o mesmo cão amigo que sempre ajuda os outros, cães, gatos ou até humanos. Bugu é o arqui-inimigo do Bidu.

Qual é o nome do amigo de Horácio?

Tecodonte – O melhor amigo de Horácio.

Qual é a cor do Horácio?

Como surgiu o Horácio, de Turma da Mônica? Descubra detalhes da história do personagem e sua similaridade com o criador das histórias de Turma da Mônica Ao longo dos mais de 60 anos desenvolvendo histórias, criou diversos, cada um deles com características únicas e surpreendentes.

Como que a Mônica nasceu?

O nascimento de várias turmas – A maior parte dos personagens foram baseados na própria infância e experiências da vida de Maurício, sendo Bidu inspirado em seu cãozinho de estimação que se chamava Cuíca. Por sua importância histórica, até hoje ele é símbolo da empresa que representa toda a criação do artista, a Maurício de Sousa Produções.

Ainda naquele tempo inicial, novos personagens foram criados. Cebolinha foi o que mais chamou atenção, surgindo como coadjuvante de Franjinha. Logo se tornou uma atração principal, e mais criações nasceram, como Piteco, Astronauta, Horácio e Penadinho. Os personagens que hoje são mais famosos foram surgindo depois.

A Mônica foi criada em 1963, como uma personagem secundária nas tirinhas do Cebolinha. Inspirada em sua própria filha, o sucesso e o carisma da menina com seu coelho de pelúcia fizeram dela a protagonista das tirinhas, tornando Cebolinha seu coadjuvante, no final da década de 1960.

A maioria das histórias se concentra na vida cotidiana dos personagens principais e, ocasionalmente, sobre os personagens secundários. O estilo de humor das aventuras normalmente é caracterizado por vários tipos de repetições, alusões, nonsense e metalinguagem, sendo um material rico para a diversão e aprendizado das crianças.

A Turma da Mônica foi crescendo de forma que surgiram dezenas de novos tipos em décadas de histórias. Na verdade, são vários grupos de personagens. Um desses é a Turma do Chico Bento, que tem a roça como cenário, retratando a vida no interior de São Paulo.

Existe também a Turma do Horário, composta pelo personagem principal (um pequeno dinossauro verde que representa o próprio Maurício de Sousa) e seus amigos pré-históricos. Outra bem curiosa é a Turma do Penadinho, reunindo personagens de outro mundo que, embora inclua fantasmas e assombrações, são muito fofos e divertidos.

Hoje o sucesso é inquestionável. Chega a ser difícil encontrar uma criança que não conheça, pelo menos, os quatro nomes mais famosos: Cascão (o menino que não gosta de tomar banho), Magali (a garota comilona que adora melancia), Cebolinha (o criador de planos infalíveis que troca o R pelo L) e Mônica (a menina de personalidade forte e dona do coelho de pelúcia chamado Sansão).